R$34,40

BAXANDALL, Michael
EDUSP, São Paulo, 1997
245 p., 23 x 23 cm, capa 2 cores, miolo PB, Anexo 4 cores

REF: ilu0013 Categoria:

Descrição

“As sombras são buracos na luz. Nós as vemos a todo momento e, às vezes, reparamos nela. Mas sua contribuição para nossa experiência visual do mundo é misteriosa.”
Neste livro, um eminente historiador da arte da Universidade de Berkeley faz uso da ciência cognitiva contemporânea, de teorias oitocentistas da percepção visual e da história da arte para discutir as sombras e o conhecimento visual que elas podem oferecer.
Michael Baxandall começa descrevendo a constituição física e as diferentes variedades de sombras. Ele então delineia o debate empírico-nativista, ocorrido no século XVIII, sobre o papel das sombras na percepção das formas. Em seguida, analisa as pesquisas modernas, feitas por cientistas cognitivos e projetistas de máquinas visuais, explicando como são divididas entre as que buscam a medida e as que buscam a maneira com que as sombras ajudam ou limitam a percepção das formas.
Baxandall continua sua exploração recontando um episódio esquecido da teoria das sombras. Trata-se das observações de um grupo de cientistas e artistas franceses, da metade do século XVIII, a respeito das sombras e suas relações com a luz e o espaço.
Ao final, ele coloca esses vários universos de sombras em contato uns com os outros, abordando o problema especial da pintura de sombras, e analisa o quadro de Chardin O jovem desenhista, no qual a pintura de sombras é tanto um meio quanto o próprio tema.
Este livro inclui um apêndice que situa e organiza o sistema de sombras de Leonardo da Vinci, que tem exercido uma forte, ainda que em parte latente, influência na reflexão sobre as sombras ao longo dos últimos quinhentos anos.

Informação adicional

Peso 0.644 kg

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