(25 avaliações de clientes)

ARTE E PERCEPÇÃO VISUAL – Uma Psicologia da Visão Criadora
ARNHEIM, Rudolf

Ed. CENGAGE Learning, 1980
503 p., 21,5 x 15,5 x 2,7 cm, capa 2 cores, miolo pb.

SKU: cor18082014 Categoria:

Descrição

Desde a publicação da 1ª. edição nos Estados Unidos, esta obra consagrou-se como um “clássico” e continua, praticamente, única na bibliografia universal. A 2ª. edição americana é, em grande parte, nova, não apenas no fraseado mas também no conteúdo, produto de vinte anos de preocupação ativa com o assunto – levando à supressão do superficial para aumento do essencial.

As edições desta obra têm merecido as mais elogiosas referências da crítica e a mais ampla recomendação nos meios universitários, não só pela excelente tradução e padrão gráfico, mas também por sua fidelidade ao original – reproduzindo todas as 280 ilustrações, notas, bibliografia e índice remissivo, o que se tornou possível graças ao precioso aval e à colaboração na 1ª. edição da Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP.

ARNHEIM aplica os princípios e as novas interpretações da Psicologia moderna ao estudo da Arte; descreve o processo visual que se desenvolve quando as pessoas criam – ou observam – obras nos diferentes campos das Artes e explica como a visão organiza o universo visual de conformidade com definidas leis psicológicas. Longe de ser um registro mecânico de elementos sensórios, a visão prova ser uma apreensão verdadeiramente criadora de realidade – imaginativa, inventiva, perspicaz e bela. A boa teoria de Arte deve cheirar a estúdio, embora sua linguagem deva diferir da conversa coloquial dos pintores e escultores.

Arte e Percepção Visual é um dos mais importantes lançamentos de todos os tempos na bibliografia nacional no campo da Arte – obra de leitura e referência indispensável para profissionais e estudantes de todas as matérias ligadas às Artes em geral e à Psicologia.

 

Capítulo 1 EQUILÍBRIO

A estrutura oculta de um quadrado; Que são forças perceptivas?; Dois discos num quadrado; Equilíbrio psicológico e equilíbrio físico; Por que equilíbrio?; Peso; Direção; Padrões de equilíbrio; Alto e baixo; Direita e esquerda; O equilíbrio e a mente humana; Madame Cézanne numa cadeira amarela.

 

Capítulo 2 CONFIGURAÇÃO

A visão como exploração ativa; Captação do essencial; Conceitos perceptivos; O que é configuração?; A influência do passado; Ver a configuração; Simplicidade demonstrada; Nivelamento e aguçamento; Um todo se mantém; Subdivisão; Por que os olhos com freqüência dizem a verdade?; Semelhança e diferença; Exemplos tomados da arte: O esqueleto estrutural.

 

Capítulo 3 FORMA

Orientação no espaço; Projeções; Qual é o melhor aspecto?; O método egípcio; O escorço; Sobreposição; Qual é a vantagem da sobreposição?; Interação entre o plano e a profundidade; Aspectos competitivos; Realismo e realidade; O que é que tem aparência de realidade?; A forma como invenção: Níveis de abstração; La Source; Informação visual.

 

Capítulo 4 DESENVOLVIMENTO

Por que as crianças desenham assim? A teoria intelectualista; Elas desenham o que vêem; Conceitos representativos; O desenho como movimento; O círculo primordial; A lei da diferenciação; Vertical e horizontal; Obliqüidade; A fusão de partes; Tamanho; Os erroneamente chamados girinos; Tradução para duas dimensões; Conseqüências educacionais; O nascimento da forma na escultura; Hastes e placas; O cubo e a esfera.

Capítulo 5 ESPAÇO

Linha e contorno; Rivalidade de contorno; Figura e fundo; Níveis de profundidade; Aplicação na pintura; Molduras e janelas; Concavidade na escultura; Por que se vê profundidade?; Profundidade por sobreposição; Transparência; As deformações criam espaço; Caixas em três dimensões; Ajuda do espaço físico; Simples ao invés de verdadeiro: Os gradientes criam profundidade; No sentido de uma convergência de espaço; As duas raízes da perspectiva central; Não uma projeção fiel; Espaço piramidal; O simbolismo de um mundo focalizado; Centralidade e infinito; Jogando com as regras.

 

Capítulo 6 LUZ

A experiência da luz; Claridade relativa: Iluminação; A luz cria espaço; Sombras; Pintura sem iluminação; O simbolismo da luz.

 

Capítulo 7 COR

Da luz à cor; Configuração e cor; Como as cores acontecem; As primárias geradoras; Adição e subtração; Complementares geradoras; Um meio instável; A busca da harmonia; Os elementos da escala; Sintaxe das combinações; As complementares fundamentais; Interação da cor; Matisse e El Greco; Reação à cor; Cor quente e cor fria.

 

Capítulo 8 MOVIMENTO

Acontecimentos e tempo; Simultaneidade e seqüência; Quando vemos o movimento?; Direção; As revelações da velocidade; Movimento estroboscópico; Alguns problemas de montagem de filmes; Forças motoras visíveis; Uma escala de complexidade; O corpo como instrumento; A imagem corporal sinestésica.

 

Capítulo 9 DINÂMICA

A simplicidade não é o suficiente; A dinâmica e suas interpretações tradicionais; Um diagrama de forças; Experimentos sobre tensão dirigida; Movimento imóvel; A dinâmica da obliqüidade; A tensão na deformação; Composição dinâmica; Efeitos estroboscópicos; Como ocorre a dinâmica?; Exemplos tomados da arte.

 

Capítulo 10 EXPRESSÃO

Teorias tradicionais; Expressão inserida na estrutura; A prioridade da expressão; Simbolismo na arte: Notas.

 

Bibliografia

Índice Remissivo.

Informação adicional

Peso 670 kg

25 avaliações para Arte e Percepção Visual

  1. best wood glue

    Youre so cool! I dont suppose Ive learn something like this before. So nice to seek out anyone with some authentic ideas on this subject. realy thank you for starting this up. this website is one thing that’s wanted on the net, someone with a little originality. helpful job for bringing something new to the internet!

    https://cheap-gimbal93581.collectblogs.com/53142948/5-reasons-to-read-buying-guides

  2. Ralphden

    cialis trial price of cialis 20 mg

  3. Stromquiek

    [url=https://stromectolgf.online/#]how much is ivermectin[/url] ivermectin 1% cream generic

  4. Iveracuch

    ivermectin 4000 mcg stromectol 3 mg tablets price

  5. ChesterFab

    https://stromectolgf.com/# generic ivermectin for humans

  6. Thomaskeymn

    [url=https://drwithoutdoctorprescription.com/#]without doctor prescription[/url] canadian pharmacy

  7. Cameronblady

    prescription drugs without prior prescription prescription drugs

  8. StevenNusty

    https://drwithoutdoctorprescription.com/# pain medications without a prescription

  9. Thomaskeymn

    [url=https://drwithoutdoctorprescription.com/#]buy prescription drugs from canada[/url] canadian drug

  10. Cameronblady

    buy prescription drugs without doctor canadian drugs online

  11. MichaelPar

    [url=https://sildenafilmg.shop/#]sildenafil[/url] viagra discount

  12. BrandonZooro

    best place to buy generic viagra online sildenafil

  13. BrandonZooro

  14. MichaelPar

    [url=https://sildenafilmg.com/#]where can i buy viagra over the counter[/url] viagra from india

  15. BrandonZooro

    viagra amazon viagra for men

  16. MichaelPar

    [url=https://sildenafilmg.shop/#]sildenafil[/url] price of viagra

  17. BrandonZooro

    viagra from india viagra cost

  18. RobertLeads

    where to buy amoxicillin 500mg where can i buy amoxicillin without prec

  19. RaymondNat

    clomid discount cheap clomid pills

  20. Stephenneomo

    https://prednisoneforsale.store/# prednisone without prescription.net

  21. Shelbyjancy

    [url=https://prednisoneforsale.store/#]prednisone purchase online[/url] how can i get prednisone

  22. RobertLeads

    prednisone 4mg tab buy prednisone online paypal

  23. HomerAlkak

    [url=https://buylasix.icu/#]lasix side effects[/url] lasix furosemide 40 mg

  24. RaymondNat

    https://buylasix.icu/# buy furosemide online

  25. EdwardPield

    lasix pills lasix side effects

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado.