CAPRA, Fritjof et alii
Ed. Cultrix, São Paulo, 2006
319p., 23x 15,9 x 1,5 cm, capa 2 cores e miolo PB

REF: energ0016 Categoria:

Descrição

Segundo os pensadores e educadores que escreveram este livro revolucionário, reorientar o modo como os seres humanos vivem e educar as crianças para que atinjam seus potenciais mais elevados são tarefas com aspectos bem semelhantes. Ambas têm de ser vistas e abordadas no contexto dos sistemas: familiar, geográfico, ecológico e político. Nosso empenho para criar comunidades sustentáveis será em vão caso as futuras gerações não aprendam a estabelecer uma parceria com os sistemas naturais, em benefício de ambas as partes. Em outras palavras, elas terão que ser “ecologicamente alfabetizadas”.

 

O conceito de “alfabetização ecológica”, inspirado nas teorias de Fritjof Capra e de outros líderes do Centro de Ecoalfabetização, localizado em Berkeley, na Califórnia, vai além da educação ambiental como disciplina escolar. Ele visa, como escreveu David W. Orr em seu Prólogo, “uma transformação mais profunda no conteúdo, no processo e no alcance da educação em todos os níveis”.

 

Os artigos e ensaios reunidos neste livro – primeira publicação oficial em língua portuguesa do Centro de Ecoalfabetização – revelam o trabalho notável que está sendo realizado pela vasta rede de parcerias desse centro. Numa escola de nível médio, por exemplo, Alice Waters, um ícone no mundo da culinária, criou um programa que não apenas oferece aos estudantes merendas saudáveis, mas também os ensina a cultivar uma horta – e nela estudar os ciclos da vida e os fluxos de energia – como parte do currículo. Entre os projetos estudantis apoiados pelo Centro de Ecoalfabetização e descritos neste livro estão a recuperação e exploração de bacias hidrográficas, parcerias entre fazendas e escolas, e programas de educação ecológica voltados para a justiça ambiental.

 

Com contribuições de renomados escritores e educadores, como Fritjof Capra, Wendell Berry e Micahel Ableman, Alfabetização Ecológica reúne teoria e prática como base no que existe de mais avançado em termos de pensamento sistêmico, ecologia e educação. Pais e educadores de todas as partes do mundo interessados no desenvolvimento de novas formas de ensino e na ampliação dos conhecimentos ecológicos das crianças vão encontrar neste livro uma fonte inestimável de idéias.

 

Prólogo

Prefácio

Introdução

PARTE I – VISÃO

Capítulo 1: En’owlin: a tomada de decisões que leva em conta a sustentabilidade

Capítulo 2: Falando a linguagem da natureza: princípios de sustentabilidade

Capítulo 3: A solução pelo padrão

Capítulo 4: O poder das palavras

Capítulo 5: Valores

Capítulo 6: Os valores da fast food e os valores da slow food

Capítulo 7: A idéia da slow school: é hora de desacelerar a educação?

 

PARTE II – TRADIÇÃO/LUGAR

Capítulo 8: Pedagogia indígena: um olhar sobre as técnicas tradicionais de educação dos índios californianos

Capítulo 9: Educação okanagan para uma vida sustentável – tão natural quanto aprender a andar ou falar

Capítulo 10: Lugar e pedagogia

Capítulo 11: Reminiscências

Capítulo 12: Aprendendo a conhecer uma bacia fluvial

Capítulo 13: Ajudando as crianças a se apaixonar pelo planeta Terra – educação ambiental e artística

Capítulo 14: Como mapear a sua própria biorregião

 

PARTE III – RELAÇÃO

Capítulo 15: Revolução passo a passo – como criar o ambiente propício para a mudança

Capítulo 16: Liderança e a comunidade de aprendizes

Capítulo 17: Ele mudou tudo o que pensávamos que éramos capazes de fazer

Capítulo 18: Criar filhos íntegros é como cultivar alimentos saudáveis –  além da agricultura industrial e da educação massificada

Capítulo 19: Meditações sobre uma maça

 

PARTE IV – AÇÃO

Capítulo 20: Dançando com sistemas

Capítulo 21: O segredo da lupa – um olhar de perto, mudar a escala

Capítulo 22: Tirando partido do ativismo juvenil urbano – alfabetização para a justiça ambiental

Capítulo 23: Sustentabilidade – um novo prato no cardápio do almoço

Capítulo 24: Repensando o Almoço Escolar

Capítulo 25: O processo de mudança da escola – uma visão sistêmica

 

Referências

Informação adicional

Peso 0.48 kg

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Alfabetização Ecológica”

O seu endereço de e-mail não será publicado.