(19 avaliações de clientes)

BRANDÃO, Eric
Ed. Blucher, São Paulo, 2016
654 p., 24 x 17 x 3,3 cm, capa 4 cores, miolo PB

SKU: acus098524 Categoria:

Descrição

Este livro aborda os princípios para a modelagem e a caracterização da propagação do som em ambientes, bem como os fundamentos para o desenvolvimento de projetos de recintos com uma qualidade acústica adequada.

A obra apresenta conceitos básicos sobre som e processamento de sinais, propagação sonora em ambientes (em baixas, médias e altas freqüência), cálculo e medição de parâmetros objetivos, como tempo de reverberação, claridade, espacialidade e inteligibilidade da fala etc. Além disso, aborda a modelagem, a caracterização e o projeto de dispositivos utilizados no tratamento acústico de ambientes (absorvedores e difusores). O capítulo final trata de diretrizes para projetos de vários tipos de ambientes, como estúdios, sala de concerto, teatros, salas de aula, cinemas, etc.

A obra é destinada a professores, alunos e profissionais que atuam no projeto acústico de ambientes, como engenheiros acústicos, engenheiros civis, arquitetos, físicos e técnicos de áudio; também serve como base para pessoas que almejam um bom entendimento sobre o tema da acústica de salas. O livro conta com sólido desenvolvimento matemático e diversos exemplos e discussões, contribuindo para solidificar os conceitos apresentados.

Capítulo 1 – Fundamentos
1.1 Aspectos subjetivos fundamentais
1.2 Aspectos físicos fundamentais
• O som como uma onda mecânica e longitudinal
• Freqüência, período e comprimento de onda
• Números complexos e sinais harmônicos
• Análise de sinais não harmônicos
• Equação da onda
• Intensidade, potência sonora e impedância acústica
• Onda sonora em campo livre
• Energia e densidade de energia acústica
• NPS, NIS e NWS
• Interferência entre sinais
• Operações com os NPS, NIS e NWS
1.3 O problema da acústica de salas
Referências bibliográficas

Capítulo 2 – Reflexão especular, impedância e absorção
2.1 Impedância acústica, coeficiente de reflexão e coeficiente de absorção
• Interface entre ar e superfície representada por uma impedância
• Interface entre ar e camada sobre superfície rígida
• Interface entre ar e camada dupla sobre superfície rígida
• Coeficiente de absorção
2.2 Medição da impedância acústica e absorção sonora
• Tubo de impedância
• Câmara reverberante
• Medição in situ
2.3 Dispositivos de absorção acústica
• Materiais porosos
• Absorvedores de membrana
• Absorvedores tipo placa perfurada
• Absorvedores tipo placa microperfurada
2.4 Sumário
Referências bibliográficas

Capítulo 3 – Reflexão difusa
3.1 Análise qualitativa da reflexão difusa
3.2 Análise quantitativa da reflexão difusa
• O método da transformada espacial de Fourier
• O método dos elementos de contorno – BEM
• Gráficos polares da pressão difratada
• Outros métodos numéricos
3.3 Coeficientes de difusão e espalhamento
• Coeficiente de difusão: definição
• Coeficiente de difusão: medição
• Coeficiente de espalhamento: definição
• Coeficiente de espalhamento: medição
3.4 Dispositivos para difusão acústica
• Difusores geométricos (infinito; piramidais; côncavos, convexos e batentes)
• Difusores de Schroeder (MLS; QRD; PRD; Periodicidade de arranjo de difusores; Difusor baseado em factal; Difusor QRD ou PRD bidimensional)
• Difusor de superfície otimizada
3.5 Absorção sonora em difusores
• Mecanismos de absorção e seu controle
• Painéis híbridos
3.6 Sumário
Referências bibliográficas

Capítulo 4 – Teoria ondulatória em acústica de salas
4.1 Divisão do espectro em acústica de salas
4.2 Modos acústicos em uma sala retangular
• Distribuição dos modos no espectro
• Formas modais em salas retangulares de paredes rígidas
• Energia dos modos axiais, tangenciais e oblíquos
4.3 Modos acústicos em uma sala não retangular
4.4 Número de modos e densidade modal
4.5 Pressão sonora causada por uma fonte
• Efeito da distribuição espectral dos modos
• Efeito do amortecimento dos modos
• Efeito das posições de fonte e receptor
• Curvas de decaimento na região de baixas freqüências
4.6 Tratamento acústico dos modos
4.7 Métodos numéricos para a solução de baixas frequências
4.8 Sumário
Referências bibliográficas

Capitulo 5 – Acústica geométrica
5.1 Uma pequena história
5.2 Premissas básicas
5.3 Fontes sonoras
5.4 Receptores
5.5 Geometria da sala e propriedades acústicas das superfícies
5.6 Evolução temporal dos raios sonoros
5.7 Características de um reflectograma
5.8 Modelos matemáticos em acústica geométrica
• Método do traçado de raios
• Método das fontes virtuais
• Método híbrido
5.11 Sumário
Referências bibliográficas

Capítulo 6 – Acústica estatística
6.1 Ataque, estado estacionário e decaimento (análise qualitativa)
6.2 Ataque, estado estacionário e decaimento (análise quantitativa)
6.3 Densidade de energia e pressão sonora
6.4 Campo próximo, campo livre e campo reverberante
6.5 Tempo de reverberação de Sabine
6.6 Absorção sonora do ar
6.7 Outras fórmulas para o tempo de reverberação (Eyring; Millington-Settle; Kuttruff; Fitzroy; Arau-Puchades; Outras maneiras para o cálculo do tempo de reverberação)
6.8 Estimativa do tempo de reverberação
• Comparação entre fórmulas para o tempo de reverberação
6.9 Absorção sonora vs. isolamento sonoro
6.10 Sumário
Referências bibliográficas

Capítulo 7 – Parâmetros Objetivos
7.1 Aspectos subjetivos de uma reflexão audível
7.2 Medição da resposta ao impulso e curva de decaimento
7.3 Parâmetros objetivos
• Tempo de reverberação – T60, T30 e T20
• Early Decay Time – EDT
• Claridade e Definição
• Tempo Central
• Fator de Força
• Parâmetros relacionados à espacialidade
• Parâmetros relacionados ao timbre
• Parâmetros relacionados à performance dos músicos
• Parâmetros relacionados à inteligibilidade da fala (Speech Interference Level – SIL; Articulation Index – AI; Articulation Loss of Consonants – Alcons; Combinação entre SNR e T60; Useful to Detrimental Ration – U50 e U80; Speech Transmission Indes – STI)
7.4 Sumário
Referências bibliográficas

Capítulo 8 – Diretrizes para alguns tipos de projetos
8.1 Aspectos gerais de todas as salas
8.2 Salas para fala
• Salas de aula
• Auditórios para fala
• Restaurantes e salões de festa
• Salas de conferência
• Cinemas
8.3 Estúdios
• Salas de gravação
• Salas de controle
8.4 Auditórios para música
• Salas de concerto e salas de ópera
• Atributos comuns
• Quantificação da qualidade da sala
• Sala São Paulo
8.5 Auditórios multiuso
• Aspectos acústicos
• Aspectos específicos de alguns ambientes (Casas de Espetáculo; Templos Religiosos; Casas Noturnas)
8.6 Sumário
Referências bibliográficas
Índice Remissivo

Informação adicional

Peso 1.07 kg

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