HELLER, Eva

Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 2013
311 p., 24 x 17 x 2 cm, capa e miolo 4 cores

REF: cor0215487 Categoria:

Descrição

Este livro aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas não são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento.

Organizada em treze capítulos, correspondentes a treze cores diferentes, a obra oferece um rico painel de informações sobre as cores: de ditados e saberes populares até sua utilização na área de design de produto, os diversos testes baseados em cores, as terapias cromáticas, a manipulação de pessoas, os nomes e sobrenomes relacionados com as cores, etc.

A diversidade desta abordagem faz do trabalho de Eva Heller uma ferramenta indispensável para todos os que trabalham com cores: arquitetos, artistas, terapeutas, designers gráficos e industriais, decoradores, designers de moda, publicitários, entre outros.

O livro se constrói em base a uma pesquisa com 2000 pessoas, homens e mulheres, entre 14 e 97 anos, relacionando cores, sentimentos e qualidades.

Eva Heller era socióloga, psicóloga e professora de Teoria da Comunicação e Psicologia da Cor. Autora também de livros de ficção, Heller escreveu vários romances traduzidos para diversos idiomas, que alcançaram grande sucesso de crítica e público.

 

Aprendendo mais sobre as cores

AZUL: A cor predileta; cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria e distante. A cor feminina e das virtudes intelectuais; Do azul real ao azul jeans (o texto apresenta 25 itens de abordagem sobre o Azul….)

VERMELHO: A cor de todas as paixões – do amor ao ódio; A cor dos reis e do comunismo; A cor da felicidade e do perigo (o texto apresenta 23 itens de abordagem sobre o Vermelho….)

AMARELO: A cor mais contraditória; Otimismo e ciúme; A cor da recreação, do entendimento e da traição; O amarelo do ouro e o amarelo do enxofre (o texto apresenta 17 itens de abordagem sobre o Amarelo….)

VERDE: A cor da fertilidade, da esperança e da burguesia; O verde sagrado e o verde venenoso; A cor intermediária (o texto apresenta 22 itens de abordagem sobre o Verde….)

PRETO: A cor do poder, da violência e da morte; A cor predileta dos designers e dos jovens; Cor da negação e da elegância; Aliás, o preto é uma cor ? (o texto apresenta 25 itens de abordagem sobre o Pretol….)

BRANCO; A cor feminina da inocência; Cor do bem e dos espíritos; A cor mais importante dos pintores (o texto apresenta 20 itens de abordagem sobre o Branco….)

LARANJA: A cor da recreação e do budismo; Exótica e penetrante – e no entanto subestimada (12 itens de abordagem sobre o Laranja…)

VIOLETA: Do púrpura do poder à cor da teologia, da magia, do feminismo e do movimento gay (o texto apresenta 18 itens de abordagem sobre o Violeta….)

ROSA: Doce e delicado chocante e kitsch; Do rosa masculino ao rosa feminino (o texto apresenta 12 itens de abordagem sobre o Rosa….)

OURO: Dinheiro, sorte, luxo; Muito mais que uma cor (o texto apresenta 16 itens de abordagem sobre o Ouro….)

PRATA: A cor da velocidade, do dinheiro e da Lua (o texto apresenta 14 itens de abordagem sobre o Prata….)

MARROM: Cor do aconchego, do pequeno-burguês e da burrice (o texto apresenta 14 itens de abordagem sobre o Marrom….)

CINZA; Cor do tédio, do antiquado e da crueldade; Os testes psicológicos com cores e a Teoria das Cores de Goethe (o texto apresenta 18 itens de abordagem sobre o Cinza….)

 

Os 160 conceitos da pesquisa.

Informação adicional

Peso 0.3 kg

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