Atelier Prático de Iluminação Corporativa


corp

 

  1. 1.Resumo do Curso:
  • O curso visa a aplicação PRÁTICA de PROJETO da tipologia de iluminação corporativa. Através de projetos fornecidos pelos professores ou de projetos levados pelos alunos, os mesmos terão a oportunidade de aplicar na prática os conceitos relacionados à iluminação corporativa abordando todas as etapas do projeto – da concepção ao projeto executivo.

 

  1. 2.O que você vai aprender:
  • A aplicação prática de todos os conceitos relacionados à iluminação corporativa: partido luminotécnico, sistemas de iluminação, fontes, luminárias, definição de circuitos de acendimento e dimensionamento da instalação.

 

  1. 3.Como irá se beneficiar:
  • Existem muitos cursos de iluminação no mercado brasileiro. Mas poucos ou nenhum com este caráter eminentemente prático de projeto. Este é o grande diferencial deste curso: implementar através de um projeto real todos os conceitos teóricos já recebidos pelos participantes em cursos anteriores. 

 

  1. 4.Pré-requisitos:
  • É fundamental que os participantes já tenham conhecimentos prévios de iluminação, por meio de outros cursos já realizados, inclusive de cálculo luminotécnico. Será necessária a comprovação em relação aos mesmos pelo envio à AEA de atestados de participação, quando da inscrição para o curso, obviamente quando estes cursos prévios não tiverem sido cursados na própria AEA. Neste último caso esta comprovação é automática.
  • É obrigatório levar LAP TOP com AutoCad ou outro programa gráfico de projeto arquitetônico além dos programas do OFFICE.
  • É recomendável mas não obrigatório que os participantes tenham conhecimento do software DIALUX. Os alunos que tiverem poderão também desenvolver o projeto por meio do software. Os alunos que não tiverem desenvolverão o projeto com o auxilio de outras ferramentas.
  • É recomendável mas não obrigatório que os alunos que tiverem catálogos eletrônicos ou impressos de fontes e luminárias que os levem.
  • É obrigatório que os alunos levem: lápis, borracha, escala, esquadro e algumas folhas de papel manteiga.

Para os alunos que queiram levar seus próprios projetos é absolutamente obrigatório que os enviem antecipadamente aos professores do curso para avaliação prévia e aprovação dos mesmos para uso do exercício prático. Para tal terão de enviar sempre em arquivo PDF: pelo menos plantas e cortes, podendo complementar com fachadas (elevações), perspectivas e fotos. Todos os arquivos deverão estão devidamente identificados e ZIPADOS, sendo que o nome do arquivo zipado será o nome do próprio aluno. Não é garantia automática que os mesmos sejam aprovados pelos professores do curso. Caso não sejam, os alunos utilizarão os projetos levados pelos próprios professores.

 

Programa:

 

  • Apresentação dos professores.
  • Apresentação do conteúdo do curso e metodologia.
  • Apresentação dos projetos propostos nos cursos pelos professores.
  • Primeira etapa de projeto: análise do projeto, definição das estratégias principais de iluminação e de partido luminotécnico e dos sistemas de iluminação.
  • Apresentação dos resultados da primeira etapa para avaliação.
  • Segunda etapa de projeto:

 

  1. vEspecificação de todas as luminárias (fornecedor, modelo e código comercial);
  2. vEspecificação das lâmpadas – tipo, potência, características técnicas, fornecedor e código comercial;
  3. vEspecificação dos equipamentos auxiliares – reatores, transformadores, dimerizadores, etc. (tipo, fornecedor e código comercial);
  4. vEspecificação da potência total instalada e distribuição dos circuitos de comando-acendimento (não os elétricos);
  5. vElaboração de pré-relatório técnico.

 

  • Apresentação dos resultados da segunda etapa para avaliação.

 

Metodologia:

 

  • Os projetos poderão ser realizados individualmente ou em grupo dependendo das orientações dos professores em cada turma.

Os professores poderão dar algumas orientações coletivas, dependendo do desenvolvimento de cada turma, porém as orientações para os projetos serão essencialmente individuais ou por cada grupo.

 

DocenteArq.Ms Nelson Solano Vianna e Arq. Ms. Sivia Bigoni
Data30/11 e 1/11 São Paulo - SP
Local
Rua Cenobelino Serra, 243 – Jd. Trussardi Vila Sônia – CEP: 05518-010
Fone1 2626-0101  Fax: 11 4508-1911

Mais informações O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 


 

Geros Arquitetura

logoA Geros é uma empresa de prestação de serviços na área de arquitetura - projetos, consultorias,  cursos/treinamentos, edição e comercialização de livros técnicos - mais especificamente nas áreas de conforto ambiental: iluminação natural e artificial, acústica, ventilação natural, conforto térmico, sustentabilidade e eficiência energética nas edificações.

Assine Nossa Newsletter