Curso de Certificação PROCEL/EDIFICA para Edificações Residenciais 2015

residen

 

CURSO DE CERTIFICAÇÃO PBE/PROCEL EDIFICA PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

  1. 1.Resumo do Curso:

O Curso visa apresentar a Etiquetagem do nível de Eficiência Energética em Edifícios Residenciais desenvolvida  PBE/PROCEL EDIFICA em nov 2010 para ser aplicada em edifícios novos ou existentes.
O objetivo consiste em apresentar os métodos de classificação da ENCE – Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para os edifícios residenciais unifamiliares (casas ou apartamentos), os multifamiliares (edifícios) e as áreas comuns de condomínios.

Serão abordados tanto os pré-requisitos quanto a metodologia de avaliação para a envoltória, iluminação artificial e sistema de condicionamento de ar, ventilação, equipamentos, etc. além do sistema de bonificação. 

 

  1. 2.O que você vai aprender:

A ENCE PROCEL aplica-se tanto para edifícios em fase de projeto quanto para edificações existentes. Os alunos estarão aptos a analisar quais elementos devem ser adequados no projeto do edifício e os sistemas prediais correlatos para possibilitar a certificação do PROCEL para edifícios residenciais nas suas diversas tipologias.

 

  1. 3.Como irá se beneficiar:

O participante sairá do curso apto a aplicar a certificação do PROCEL para seus projetos residenciais facilitando a obtenção da ENCE junto ao OIA – Organismo de Inspeção Acreditado do Inmetro inclusive barateando os custos deste processo.

 

  1. 4.Programa:

- Parte 1 Introdução: o RTQ – R; sua estrutura de avaliação e documentos referenciais, as etiquetas parciais e completa para as Unidades Habitacionais Autônomas (UHAs) e para as Áreas Comuns; Pré-Requisitos Gerais; Bonificações; Métodos de Avaliação e Glossário básico

- Parte 2 UHAs: Pré-requisitos específicos para as Unidades Habitacionais Autônomas - UHAs -(transmitância, absortância, ventilação natural e iluminação natural); método de avaliação da ENCE (procedimentos de cálculo método prescritivo) para as unidades habitacionais uni e multifamiliares (Envoltória para a condição de verão, inverno e Aquecimento de água); Avaliação das bonificações

- Parte 3 Áreas de Uso Comum: Uso frequente x Uso Eventual ;Pré-requisitos específicos para as AUC; método de avaliação da ENCE (procedimentos de cálculo método prescritivo) para as AUC (iluminação artificial, equipamentos, aquecimento de água, bombas, elevadores; sauna; Avaliação das bonificações (iluminação natural, uso racional de água e  ventilação natural).

- Portaria Inmetro 18/2013 - REGULAMENTO TÉCNICO DA QUALIDADE PARA O NÍVEL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS - RTQ-R

- Portaria Inmetro 50/2013 - REQUISITOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES.

  1. 5.Horário:

Das 8h às 18h00.

  1. 6.Público-Alvo:

Arquitetos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas, e outros profissionais da construção civil.Profissionais da construção civil.

  1. 7.Carga Horária: 24

 

  1. 8.Locais e Datas:

22 a 24 Junho – São Paulo pela FUNDAÇÃO VANZOLINI
www.vanzolini.org.br - (11) 3913-7117

21 a 23 Outubro – São Paulo pela FUNDAÇÃO VANZOLINI
www.vanzolini.org.br - (11) 3913-7117

  1. 9.Pré-Requisitos:

- Conhecimentos sobre envoltória, iluminação ou condicionamento de ar em edificações;
- Ter frequentado treinamento ou curso no PBE Edifica Comercial;
- Necessário levar notebook e máquina de calcular científica.


10. Docentes: Arq. Ms. Nelson Solano e Arq.Ms. Anarrita Bueno Buoro

 

 

Geros Arquitetura

logoA Geros é uma empresa de prestação de serviços na área de arquitetura - projetos, consultorias,  cursos/treinamentos, edição e comercialização de livros técnicos - mais especificamente nas áreas de conforto ambiental: iluminação natural e artificial, acústica, ventilação natural, conforto térmico, sustentabilidade e eficiência energética nas edificações.

Assine Nossa Newsletter